Culinária ...

... é um ótimo e "gostoso" passatempo!!!!

Eu e a Vir gostamos muito de cozinhar, e a Vir cozinha maravilhosamente bem. É a minha "mestre"!!! Mesmo antes de termos o nosso carro e apartamento próprio investimos com qualidade nos eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Entre os investimentos está um lindo e utilíssimo fogão Lofra, linha MaxMaxima — modelo MX76 GI/CV, um design italiano de primeira.

Boa parte das receitas que executamos são fornecidas por amigos e outras retiramos de livros e revistas. E, claro, outras são "invenções" ou "inovações" nossas. Então, seguem abaixo algumas receitas já elaboradas por nós, e em breve acrescentarei muitas outras:

  1. Arroz branco
  2. Ovo cozido
  3. Bife (de carne bovina) "ao ponto"
  4. Guisado ou carne moída (de carne bovina) "básico"
  5. Nhoque de batata
  6. Panquecas ou crepes
  7. Receita de Pão de Centeio Integral: (PDF: 52,4 KB/1 página)
  8. Bolo de Milho
  9. Receita de Pão Baguete Tradicional: (PDF: 223,2 KB/1 página)
  10. Receita de Risoto com Cogumelos: (PDF: 52,7 KB/1 página)
  11. Receita de Filé de Viola: (PDF: 23,5 KB/1 página) (Fonte - Revista Claudia Cozinha)

Uma segunda etapa da criação deste item será a disponibilização das receitas no modo texto, diretamente na página, sem precisar baixar ou visualizar o arquivo em PDF. Os arquivos em PDF continuarão a disposição.


ARROZ BRANCO (como acompanhamento de um prato principal)
Ingredientes (para 2 pessoas)

Modo de fazer

Dica 1:
uma outra forma de saber se o arroz está pronto é observar um fraco ruído do tipo de "algo" fritando. Perceberás claramente do que estou me referindo e, a medida que fizeres várias vezes, o ponto do arroz se tornará automático. Outra dica é para quem gosta da "rapa" do arroz. Neste caso deixe passar, por alguns instantes, do ponto de pronto mas em fogo médio para alto. Cuide para não queimar.


Dica 2:
no caso do arroz queimar, claro, levemente, faça o seguinte procedimento: retire uma colher farta da parte superior do arroz, coloque sobre a pia e empurre a panela tampada sobre o montinho de arroz. Aguarde um minuto e na sequência retire o excesso de arroz do fundo (pela parte externa) da panela e sirva. O cheiro e o gosto de queimado sairão, mas cuide no momento de servir para não pegar a parte queimada do arroz do fundo da panela (parte interna). Ok!?

↑ Topo da página


OVO COZIDO
Conforme informações médicas é aconselhável ingerir no máximo 1 ovo por dia, de preferência cozido. No ovo frito são agredadas gorduras saturadas e perda de algumas proteínas. No ovo cru são perdidas algumas proteínas, que no ovo cozido são mantidas.

Modo de fazer

Dica:
para descascar o ovo mergulhe-o (recém retirado da água fervente) por alguns minutos (± 1 min) em uma vasilha com água a temperatura ambiente. Desta forma a casca se soltará mais facilmente.

↑ Topo da página


BIFE (de carne bovina) "AO PONTO"
Ingredientes (para 2 pessoas)

Modo de fazer

Dicas:
é importante que os bifes sejam finos em espessura porque o tempo de cozimento é pequeno. Este curto tempo é necessário para que o bife fique suculento (guarde seu suco). A colocação do sal após iniciar o cozimento garantirá que o bife também mantenha o seu suco. Se temperá-lo com sal antes de fritá-lo, o sal ajudará na liberação do suco e o bife poderá ficar duro e sem suco. A panela com fundo largo permite que fritemos mais bifes ao mesmo tempo e, também, porque fica mais facilitado o serviço de virar e mover os bifes. Ao final, caso queira um pouco mais de "caldinho" acrescente na panela um pouco de água quente. O pouco de água significa uma ou duas colheres de sopa no máximo, senão terás um caldo muito "aguado" sem o gosto do suco de carne.

↑ Topo da página


GUISADO ou CARNE MOÍDA (de carne bovina) "BÁSICO"

Chamamos de básico pelo fato de que poderá ser a base para outros pratos, como em panquecas ou crepes, ou ainda, acrescentando entre outros "vagem em metro", ou "milho", ou "ervilha" ou ainda "quiabo". Ou, claro, consumir o próprio guisado.

Ingredientes (para 2 pessoas)

Modo de fazer

Dicas:
  1. O açúcar é adicionado sempre que cozinharmos tomates. Desta forma estaremos amenizando a acidez que o tomate transmite a comida.
  2. Caso o guisado tenha passado do tempo de cozimento (ficou muito tempo na geladeira), ele terá um aroma não muito agradável. É possível "salvar" o guisado acrescentando uma colher de vinagre (de preferência de vinho) no momento de reserva com o sal e alho.

↑ Topo da página


NHOQUE DE BATATA
Ingredientes (para 2 pessoas, como prato principal)

Modo de fazer

↑ Topo da página


PANQUECAS ou CREPES
Ingredientes (para 2 pessoas, como prato principal)

Modo de fazer

Recheio

Montagem
Temos pelo menos duas formas de montar as panquecas.

Enroladinhos:
Coloque o recheio em cada uma das panquecas e enrole. Dica: coloque o recheio próxima a uma borda e enrole a partir desta borda.

Trouxinhas:
Coloque o recheio no centro de cada uma das panquecas e dobre sobre o recheio.

↑ Topo da página


BOLO DE MILHO (Versão PDF: 45,6 KB/1 página)
Fonte: Marina, mãe de Susana (amiga que conhecemos em Porto Alegre, quando moramos no apto. da rua Andradas, próximo a Casa de Cultura Mário Quintana, entre 1998 e 2001).

Ingredientes

Modo de fazer

Dicas:
  1. Coloque, no forno junto com as formas, um recipiente pequeno (por ex., um pires) com água. Com isso o(s) bolo(s) ficará(ão) crocante(s) na casquinha.
  2. Para saber se o bolo está pronto, é possível fazer o teste do palitinho: coloque um palitinho (de mesa p/limpeza dos dentes, arg!!!) no centro do bolo. Caso venha com massa o pão ainda está cru.

↑ Topo da página